sábado, 28 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem


8ª. Série/9º Ano           1º Bimestre

Tempo Previsto: 5 aulas

Eixo Temático: Ciência e Tecnologia

Tema: Densidade

Conteúdos

Visão macroscópica e fenomenológica dos materiais
- Conceito de densidade
- Densidade – Relação entre massa e volume
- Comparação de densidades
- Densidade e flutuação

Objetivos

- Compreender o conceito de densidade, sua relação com massa e volume e aplicá-lo em diferentes situações.
- Observar as diferentes densidades por meio de experimentação e analisar as informações obtidas, registrando suas conclusões.

Justificativa

A escolha de Densidade para a situação de aprendizagem, esta relacionada com dificuldades apresentadas, muitas vezes pelos alunos, para percepção de densidade como propriedade intensiva da matéria, que não depende de formato nem tamanho. As simulações favorecem a conceituação científica, pois envolvem uma representação concreta para a consolidação do conceito formal. Oportuniza destacar o caráter intensivo da densidade e minimiza confusões com o conceito de massa. O conceito de densidade é construído a partir da análise de dados experimentais e teóricos de massa e volume, visando demonstrar a relação constante entre essas grandezas para uma mesma substância. O foco também na leitura e escrita ocorre através dos textos inclusos na situação de aprendizagem, juntamente com as atividades propostas.

Competências e Habilidades

- Medir volume de sólidos e determinar as densidades de substâncias
- Ler e interpretar imagens e textos;
- Realizar procedimento experimental;
- Interpretar resultado de procedimento experimental;
- Relacionar informações representadas na forma escrita e 
 conhecimentos prévios para construir uma argumentação consistente;
- Emitir opiniões usando argumentos;
- Aplicar o conhecimento em vários contextos;

Estratégias

Resolução de problema proposto, leitura e interpretação de imagens e textos, interpretação de atividades experimentais.

Recursos

Imagens, textos, materiais para experimento - lata, recipiente e água.

Avaliação

- Registros e discussões sobre os experimentos;
- Resolução do problema apresentado;
- Aplicação dos conceitos aprendidos em diversas situações;
- Respostas dadas as questões propostas durante as aulas e na avaliação escrita;

Roteiro da Situação de Aprendizagem

Sondagem Inicial

Os alunos deverão responder  oralmente as seguintes questões:
- Você sabe o que é massa ?
- Você sabe o que é peso ?
- Você sabe o que é volume ?
- Por que o isopor bóia na água ?

Problematização

Por que o parafuso afunda na água e o navio não, se ambos são de ferro ?

Contextualização

Discutir as hipóteses levantadas pelos alunos, utilizando as imagens abaixo.
             

Busca de Dados

Os alunos deverão propor uma solução para o problema proposto

Conflito

Atividade experimental sobre densidade.

Materiais utilizados

- lata com tampa
- lata sem tampa
- recipiente com água

Procedimento:

Em um recipiente com água coloque inicialmente a lata com a tampa. Observe o que ocorreu e anote o resultado. Depois de anotar o resultado, coloque a lata sem tampa no mesmo recipiente e observe, anote o resultado.
Após o experimento, os alunos deverão registrar suas conclusões.

Sistematização

Após a atividade experimental os alunos irão realizar a leitura e análise do texto:

Porque os navios de ferro não afundam?

       É fácil entender por que as embarcações feitas de madeira menos densa que a água não afundam. Mas quando pensamos nos grandes navios, feitos de ferro, surge a dúvida: por que eles flutuam se o ferro (d = 7,9 g/cm³) é mais denso que a água?
Para responder a essa pergunta, vamos inicialmente considerar um pedaço de ferro maciço. Se ele for jogado na água, ele afundará.
Com a mesma quantidade de ferro, vamos produzir uma esfera oca, totalmente fechada, em cujo interior exista apenas ar. Uma vez colocada na água, verifica-se que essa esfera flutua. Apesar da alta densidade do ferro, o ar interno é tão pouco denso que isso faz com que a densidade total do corpo (objeto) seja pequena, menor que a da água. Isso só é possível porque existe muito mais ar do que ferro na composição do volume total da esfera.
      A seguir, essa esfera é cortada ao meio, o que produz dois hemisférios. Um deles é colocado delicadamente na água, com a abertura para cima, e verifica-se que flutua. A explicação é a mesma usada no caso da esfera oca. Quando consideramos o hemisfério como um todo, incluindo o ar, sua densidade é mais baixa que a da água e, consequentemente, ele não afunda.
Se o outro hemisfério for preenchido com água e, a seguir, colocado em água, ele afundará. Isso significa que sua densidade, incluindo a água interna, é maior que a da água.

Fonte: Canto, Eduardo Leite do, Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano / 4a. ed. - São Paulo, Moderna, 2012.

    Após a leitura do texto os alunos responderão as seguintes questões:     

    1 -  E agora, você consegue explicar por que um navio de ferro flutua na água? 
    2 - E por que um furo no casco do navio pode ser fatal?

Aplicação de situações novas 

                                   


      O Titanic teve sua construção iniciada em 31 de março de 1909 e foi lançado ao mar em 31 de maio de 1911, se tornando o maior objeto móvel construído pelo homem. As declarações de seus proprietários e construtores, os elogios da mídia inglesa, tornaram o Titanic “insubmersível” um navio que o “próprio Deus” não poderia afundar. Os fatos demonstram uma total confiança na embarcação tanto que, com o chegar das primeiras noticias sobre o choque com o iceberg, por certo tempo, ainda se afirmou que a embarcação permanecia flutuando, que nenhuma vida seria perdida.

Mas então, explique por que o Titanic afundou ?

Avaliação

1 - A charge mostra um navio petroleiro afundando, com vazamento de petróleo no mar.                                  

a) Use o conceito de densidade para explicar por que o navio flutua se seu casco estiver intacto, mas afunda caso ele sofra rompimento.

b) Ainda refletindo sobre o conceito de densidade, existe um ERRO CIENTÍFICO na ilustração. Qual é ?

2 – Um estudante deseja medir o volume de um parafuso grande. Para isso, colocou água numa proveta e leu o volume. Em seguida, jogou o parafuso dentro da proveta e leu novamente o volume. Os desenhos ao lado ilustram o que ele observou.
                                    


a) Qual o volume do parafuso ?

b) Sabendo que a massa do parafuso é 157,4 g, determine a densidade do material de que ele é feito, em g/cm3.

Questões 1 e 2 - Fonte: Canto, Eduardo Leite do, Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano / 4a. ed. - São Paulo, Moderna, 2012.

3 – Analise as afirmativas e classifique-as em verdadeira ( V ) ou falsa ( F ), justificando as alternativas falsas.

a) O óleo é menos denso que a água. (    )
b) O ferro é mais denso que a água. (    )
c) Massa representa o espaço ocupado pela matéria. (    )
d) Volume representa o espaço ocupado pela matéria. (    )
e) A massa pode ser medida em gramas ou quilogramas. (    )
f) O volume pode ser medido em litros ou m3. (    )
g) A areia afunda na água. (    )
h) Uma bolinha de gude flutua na água. (    )

Após a avaliação será feita a correção da mesma com os alunos e posteriormente aplicada a recuperação.

Recuperação

1 - Leitura e análise de experimento:

Uma bolinha de gude foi mergulhada na água da proveta da direita, que contém a mesma quantidade de água que a outra. Ambas as provetas (cilindro com graduação de volume) da imagem continham água até a marca de 20 mL.
                                                        


Com base no experimento, responda as questões:

a) Por que a bolinha de gude afundou ?
b) A subida do nível da água mostra que duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço, num mesmo instante. A qual propriedade da matéria se refere ?
c) Qual é o volume da bolinha de gude? Como você chegou neste resultado ?

Fonte: Canto, Eduardo Leite do, Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano / 4a. ed. - São Paulo, Moderna, 2012.

2 – Um garoto tem duas bolas de plástico feitas com o mesmo material e do mesmo tamanho, só que uma delas é oca. Qual delas é mais fácil de afundar na água? Por quê?

Fonte: Gewandsznajder, Fernando, Ciências: O Planeta Terra / São Paulo, Ática, 2005.

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